Alergia em crianças: tudo o que precisa de saber

,

Como é que é a alergia nas crianças? Qual é a sua sintomatologia? Sabe distinguir entre uma alergia, uma constipação ou a Covid-19? Neste artigo dizemos-lhe tudo o que precisa de saber!

A Primavera está a chegar e poderá começar a notar alguns sintomas nos seus filhos que não sabe bem com o que se associar. Já pensou em alergias? Na realidade, a alergia infantil não é mais do que uma sensibilidade excessiva a uma determinada substância que provoca uma reação anormal. Esta reação produz frequentemente sintomas associados, tais como problemas dermatológicos ou respiratórios.

Os casos de alergia em crianças estão a tornar-se cada vez mais comuns. Alguns deles são condicionados por fatores hereditários, mas existem outros fatores desencadeantes. Estes incluem o consumo precoce de certos alimentos, a cessação prematura do aleitamento materno ou fatores ambientais.

Sintomas

Os sintomas de alergia em crianças podem aparecer com mais ou menos intensidade e dependem do alergénio e da área afetada. Ainda assim, a maioria das alergias infantis são muito leves. 

Podemos diferenciar entre vários tipos: alergias alimentares, dermatológicas e respiratórias. 

Alergias respiratórias

São geralmente causados por pelos de animais domésticos, bolor, ácaros e pólen, que causam principalmente asma e rinite alérgica. Em qualquer caso, os seus sintomas são normalmente:

  • Dificuldades respiratórias.
  • Espirros e congestão nasal.
  • Olhos irritados ou lacrimejantes.
  • Corrimento nasal.

Alergias dermatológicas

Os tipos mais comuns de alergias dermatológicas que enfrentamos são:

  1. Angiodema: inflamação das camadas mais profundas da pele.
  2. Urticária: inflamação na pele que conduz à libertação de histamina.
  3. Dermatite: alergia que ocorre quando o alergénio entra em contacto com a pele. A dermatite atópica é a mais comum na infância. Ocorre como consequência de uma disfunção imunitária das diferentes camadas da pele.

Alergias alimentares

Estas alergias não são apenas causadas por comer um alimento. Por vezes a reação ocorre quando se inspira ou se manuseia o alimento. 

Alguns sintomas comuns incluem: formigueiro ou prurido na boca, urticária, eczema, inchaço do rosto, lábios, língua ou outras partes do corpo, e dificuldade em respirar. Além disso, tonturas, dores abdominais, desmaios, vómitos, vertigens, congestão nasal e pieira, entre outros, são também comuns.

À mínima suspeita de que uma criança possa ter uma alergia de qualquer tipo, é conveniente consultar um especialista.

Como tratar a alergia infantil

  1. Anti-histamínicos de ação imediata. Normalmente aliviam os sintomas ligeiros a moderados. Não requerem receita médica, mas podem causar sonolência e prejudicar a capacidade de aprendizagem das crianças. Um exemplo eficaz deste tipo de tratamento é a loratadina, uma vez que não afeta a capacidade de aprendizagem e não causa sonolência.
  1. Anti-histamínicos de ação prolongada. Dificilmente causam sonolência e não afetam a aprendizagem das crianças, mas requerem uma receita médica. É o caso do Zyrtec ou Allegra.
  1. Descongestionantes. São perfeitos para aliviar a congestão nasal. Sob a forma de um aerossol nasal devem ser utilizados por períodos muito curtos para evitar o efeito de ricochete. Utilizados sob outra forma farmacêutica, tais como comprimidos, não têm a mesma eficácia.
  1. Aerossóis nasais com corticóides. São muito úteis quando os anti-histamínicos não são suficientes. São eficazes e seguros, mas requerem uma prescrição médica. É o caso do Nasonex ou Flonase.
  1. Inibidores de leucotrienos. É o caso de Singulair, um medicamento com receita médica concebido para aliviar os sintomas de alergias sazonais e controlar a asma.
  1. Cromoglicato de sódio. Neste caso destacamos Nasalcrom, um aerossol nasal indicado para tratar a febre do feno ou rinite alérgica. Também podem ser utilizadas gotas para os olhos com este composto.

Testes de alergia em crianças

O alergologista pediátrico irá analisar o caso de cada criança. Assim, prestará especial atenção à sua idade, sintomas, frequência de ocorrência e local de residência. Dependendo destes dados, serão efetuados testes diferenciados para cada criança:

Análises ao sangue

Para analisar a resposta imunitária específica e conhecer o grau de predisposição das crianças para sofrer de uma alergia. Existem tabelas com valores de referência associados a cada idade e, além disso, permitem determinar se existe uma alergia específica a um alergénio específico.

Testes cutâneos

Estes testes podem confirmar se a criança reage ao alergénio testado. Se o teste for positivo, indica que está sensibilizado. 

Como é feito um teste cutâneo? É colocada no braço uma gota de líquido contendo o alergénio suspeito e aguarda-se que este penetre na pele. Se, após 20 minutos, a pele ficar avermelhada e rugosa, isto significa que existe uma alergia. 

Os alergénios são analisados individualmente. Por conseguinte, a quantidade de testes a realizar será determinada com base nos quais existe alguma suspeita. Além disso, ao fazer este teste são também realizados dois testes de controlo. Um deles com histamina e o outro com soro.

Testes respiratórios funcionais

São utilizados para avaliar a capacidade pulmonar e são comuns em crianças que sofrem de doenças pulmonares, asma ou rinite (sejam alérgicas ou não). 

Existem diferentes testes respiratórios: pletismografia, espirometria, difusão, oscilometria… Todos eles requerem a colaboração do paciente, pelo que a idade e o estado da criança são fundamentais.

Testes de tolerância, provocação e exposição

A criança é exposta ao alergénio a fim de reproduzir os sintomas e confirmar o diagnóstico.

São testes que são realizados quando se acredita que a criança pode tolerar o alergénio. Esta situação ocorre quando não há relação de causa e efeito e os dados recolhidos são todos negativos.

Os resultados dos testes ajudarão o alergologista a determinar o tratamento mais eficaz.

Como diferenciar entre uma alergia ou uma constipação e a Covid?

Para além de reconhecer as diferenças entre a Covid, gripe ou constipação, também precisa de saber como distinguir os seus sintomas de uma alergia. A sintomatologia é muito semelhante, por isso pode ficar confuso. Quais são as suas diferenças?

– Sinais e sintomas de alergia:

  • Comichão nasal (por vezes nos olhos), congestão nasal, nariz a pingar, espirros contínuos.
  • Os sintomas aparecem ao contacto com o alergénio. No caso de alergia ao pólen, por exemplo, aparecerão quando estiver ao ar livre e desaparecerão dentro de casa.
  • A menos que seja agravada por sinusite aguda, não é acompanhada de febre.
  • Quando a asma ocorre, surgem sintomas semelhantes às pessoas que têm Covid-19. Estes sintomas são a dificuldade em respirar e a tosse seca. Neste caso, não haverá febre e os sintomas diminuirão com o uso de medicamentos de emergência.
  • Os sintomas de rinite alérgica desaparecem geralmente quando se tomam anti-histamínicos.

– Sintomas e sinais de constipações ou resfriados:

Neste caso, os sintomas são muito semelhantes aos da rinite. No entanto, à medida que os dias passam, o muco evolui e torna-se cada vez mais espesso. Além disso, a sua tonalidade muda para uma cor amarelo-esverdeada.

A duração da constipação é de aproximadamente uma semana. Não se apresenta com febre alta, mas com um mal-estar geral.

– Sinais e sintomas da Covid-19:

Um dos sinais distintivos em comparação com constipações e alergias é que a Covid-19 implica febre. Além disso, pode também ter dificuldades em respirar e tossir. Por outro lado, é acompanhada de perda do olfato e do paladar, insuficiência respiratória, vómitos, náuseas e diarreia.

Se chegou até aqui, já sabe tudo o que precisa de saber sobre as alergias nas crianças. Portanto, se suspeitar que os seus filhos têm qualquer tipo de alergia, contacte o seu médico.

Reme Navarro Escrivá

Farmacêutica e Nutricionista. Licenciada em Farmácia na Universidade de Valencia no ano 2007, Licenciada em Nutrição na mesma universidade em 2009. Dedicada ao mundo da saúde e da farmácia há mais de 15 anos. De reunião em reunião, na Atida eu escrevo este blog sobre temas que considero interessantes para a saúde e cuidado pessoal.

0 comentários

Deixa o teu comentário

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *