Os adoçantes: amigos ou inimigos?

,
tipos de adoçantes

“O açúcar é prejudicial à saúde ”. Quantas vezes já ouviste isso? O consumo do açúcar é uma das principais causas de doenças como a obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Além disso, também está relacionado com a resistência à insulina. Após ficarem a par dessas informações, muitas pessoas optam por substituir o açúcar por adoçantes para adoçar os seus alimentos. Mas será uma boa opção? Vamos partilhar contigo que tipo de adoçantes existem e de que forma podem afetar o nosso corpo.

Os substitutos do açúcar

Os adoçantes são substâncias químicas que servem para adoçar alimentos e/ou bebidas. Podem ser artificiais ou naturais e podes encontrá-los de diferentes intensidades. São os principais substitutos do açúcar, pois contêm menos calorias e evitam picos elevados de glicose no sangue. Os adoçantes podem distinguir-se de duas formas básicas: adoçantes calóricos e adoçantes não calóricos. Também existe a variante natural/artificial, pelo que te vamos apresentar um pequeno esquema.

– Adoçantes calóricos

  • Naturais

    • Adoçantes naturais calóricos: açúcar mascavado, mel, xarope de ácer, açúcar de palma, açúcar de coco e xarope de sorgo.
    • Açúcares: sacarose, glicose, dextrose, frutose, lactose, maltose, galactose, trealose e tagatose.
  • Artificiais

    • Açúcares modificados: xarope de milho rico em frutose, caramelo e açúcar invertido.
    • Açúcar-álcool: sorbitol, xilitol, manitol, eritritol maltitol, isomaltulose, lactitol, glicerol.

– Adoçantes não calóricos

  • Naturais: Luo Han Guo, polióis do açúcar, , taumatina, pentadina, monelina, brazeína.
  • Artificiais: aspartame, sucralose, sacarina, neotame, acessulfame K, ciclamato, neohesperidina DC, alitamo, advantamo.

Muito provavelmente, nunca ouviste falar de muitos desses adoçantes. Contudo, a grande maioria encontra-se em alimentos processados ​​que compras no supermercado. Sugerimos que faças um teste: lê os ingredientes de alguns dos alimentos pré-cozinhados ou processados ​​que tens na tua despensa. Quantos adoçantes encontras nessa lista? Alguns podem inclusive ser encontrados em medicamentos.

Grau de doçura

Para poder estabelecer uma comparação entre adoçantes com base no seu grau de doçura, tomaremos a sacarose como elemento base. Assim, poderás ter uma ideia de quanto cada adoçante adoça. Porém, não te esqueças de que as quantidades são ajustadas às necessidades dos alimentos.

Embora não entremos em detalhes, deves saber que os adoçantes têm os seus próprios regulamentos e variam de país para país. É provável que tenhas já ouvido dizer que um certo adoçante foi proibido num determinado país. Isso deve-se às consequências que alguns deles podem provocar na nossa saúde quando consumidos em elevadas quantidades.

Qual é o adoçante mais saudável?

O que queres saber é se o açúcar faz mal. Devemos ter cuidado com os adoçantes, mas qual é o mais saudável? Vamos dar-te uma série de opções para substituir o açúcar por outros tipos de adoçantes, priorizando sempre os naturais. Mas uma coisa é certa: é aconselhável habituar o paladar ao sabor natural dos alimentos e deixar de lado o vício dos doces.

1. Xarope de bétula ou Xilitol

O xilitol é um componente natural de alguns vegetais e frutas, como a couve-flor, frutos vermelhos ou ameixas. Costuma ser um adoçante menos comum, porque o processo de hidrólise é caro. Por outro lado, costuma ser extraído das espigas de milho. Tem 40% menos de calorias do que o açúcar refinado e não aumenta os níveis de açúcar no sangue.

2. Mel

Como sabes, o mel é o produto natural mais fácil de encontrar e é, por isso, o adoçante mais antigo. Além disso, contém muitos nutrientes benéficos para a saúde: antiinflamatório, antibacteriano e antissético. 100 g de mel equivalem a aproximadamente 310 calorias. Cuidado com as calorias!

3. Stévia

É talvez o adoçante mais conhecido e mais usado neste momento. O seu nome científico é  rebaudiana e é extraído de uma planta localizada na América do Sul. A  não tem calorias e é 80 vezes mais doce do que o açúcar. Além disso, não prejudica os dentes ou os níveis de açúcar no sangue.

4. Xarope de Agave

Também conhecido como néctar de agave, é produzido a partir do suco de uma planta mexicana. Tem um sabor muito parecido ao do mel, mas com uma consistência mais líquida. À semelhança do mel, tem poucas calorias e deve-se, por isso, ter cuidado para não abusar das quantidades.

5. Açúcar de coco

Talvez seja o adoçante de luxo entre todos os adoçantes, uma vez que 1kg pode chegar a custar 20. O açúcar de coco vem do néctar da flor de coco e contém muitos nutrientes, vitaminas e minerais. É, portanto, um dos adoçantes mais saudáveis. O seu sabor é semelhante ao do caramelo.

Estas são algumas das opções que tens para substituir o açúcar no teu quotidiano. Como tiveste oportunidade de ler, existem muitos adoçantes ao teu alcance. Escolhe o que mais se adapta aos teus gostos, mas presta sempre atenção às suas características. Em Mifarma, desafiamos-te a que fiques pelo menos 1 semana sem consumir açúcar! Que mudanças achas que notarás? Até breve, Mifarmer!

Reme Navarro Escrivá

Farmacêutica e Nutricionista. Licenciada em Farmácia na Universidade de Valencia no ano 2007, Licenciada em Nutrição na mesma universidade em 2009. Dedicada ao mundo da saúde e da farmácia há mais de 15 anos. De reunião em reunião, na Atida eu escrevo este blog sobre temas que considero interessantes para a saúde e cuidado pessoal.

0 comentários

Deixa o teu comentário

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *