Os 6 princípios ativos que a tua pele precisa de conhecer

,
principios ativos pele

Temos a certeza de que já tentaste várias vezes iniciar uma rotina de beleza, mas não sabias por onde começar, nem que produto seria o mais adequado para a tua pele. O nosso objetivo é ajudar-te, esclarecer as tuas dúvidas e facilitar a escolha da rotina que melhor se adequa à tua pele. Se queres descobrir o guia perfeito com base em ingredientes ativos para escolher a rotina de beleza adequada, continua a ler o nosso artigo!

O que são os princípios ativos em cosmética e para que servem? 

São a razão de ser de qualquer produto cosmético! É por isso que é tão importante que os conheças e faças a tua rotina de beleza com base neles, pois os ingredientes ativos são os ingredientes responsáveis ​​por te indicarem se um cosmético desempenha ou não a sua função. 

É cada vez mais comum adaptar esses ingredientes à tua pele e o ideal é que ajustes a fórmula cosmética perfeita às tuas necessidades. Combinando vários ingredientes ativos, poderás alcançar os resultados desejados. Esse novo conceito de cosmética com capacidade de adaptação ​​é cada vez mais comum, pois não se trata de adicionar produtos excessivos à tua rotina de cuidados, mas sim de modificar o tratamento cosmético à medida que a pele evolui e muda. A tua pele é única e, como tal, os cosméticos devem adaptar-se à mesma e não vice-versa.

O produto que precisas hoje pode ser diferente do de amanhã, porque a pele nem sempre tem as mesmas características ou exige as mesmas. Além disso, vários fatores influenciam o seu aspeto, tais como alterações hormonais, a idade, agentes externos (temperatura, poluição…) que fazem a tua rotina de beleza mudar. E sabendo tudo isso… por onde começamos?

Tipos de pele

O primeiro passo é identificar que tipo de pele tens neste momento específico para saber que ingrediente ativo o beneficia. Bem, vamos começar!

Como sei que tipo de pele tenho? Os tipos de pele mais comuns são os seguintes:

Pele normal: 

Nem demasiado seca, nem demasiado oleosa. A textura da pele normal é macia, suave e os poros costumam ser muito finos. A circulação sanguínea é boa e, consequentemente, não apresenta impurezas, excesso de oleosidade ou secura. Pele “normal” está relacionada com um “bom equilíbrio” e o termo científico para esse tipo de pele é “eudérmico”.

Pele mista:

A pele mista, como o próprio nome indica, é uma combinação de diferentes tipos de pele que variam na zona T (testa, queixo e nariz) e nas bochechas. É caracterizada por poros dilatados e impurezas na zona T, assim como bochechas normais a secas.

Pele seca:

Poderás identificar esse tipo de pele se tiveres pouco ou nenhum brilho. Além disso, entre as suas características mais comuns, estão a descamação, a sensação de repuxamento após lavar o rosto, pouca elasticidade e, inclusive, rachaduras. Esse tipo de pele precisa de hidratação extra e ingredientes ativos hidratantes ou com altos níveis de óleo.

Pele oleosa: 

É muito comum confundir a pele oleosa com a mista e, como tal, é importante que observemos a produção de oleosidade na nossa pele. Os sinais mais característicos são o brilho na pele, acne e pontos negros. Isso significa que a pele é oleosa e mais propícia a acumular impurezas. São necessários produtos com base aquosa para proporcionar hidratação que ajudará a reter a humidade da pele sem óleo adicional.

Os princípios ativos mais TOP em cosmética

Há um número infinito de ingredientes ativos em cosmética, mas fizemos uma seleção da qual nunca te deves esquecer se quiseres alcançar uma rotina de beleza perfeita e adequada ao teu tipo de pele.

Retinol

É um dos ativos mais poderosos, conhecidos e eficazes há anos. Estimula a produção de colagénio e de ácido hialurónico na nossa pele. Além disso, é um poderoso anti-rugas, reduz os poros e também minimiza manchas, tem tudo! O ideal é aplicá-lo à noite e usar um protetor solar SPF50 pela manhã, pois não é recomendável usá-lo no verão ou em dias muito soalheiros. E se o fizeres, não te esqueças do protetor solar, por favor! Também não é recomendado misturar retinol com ácidos AHA.

Se começares a usá-lo, deves fazê-lo gradual e progressivamente para que a tua pele se vá habituando. Podes aplicá-lo diariamente em doses baixas ou esporadicamente como tratamento de choque. Se tens uma pele muito sensível, não é totalmente recomendado, mas deves consultar o teu dermatologista.

 Niacinamida

É o ingrediente estrela da cosmética! E perguntas-te provavelmente porquê

Já está na hora de te familiarizares com esse termo, porque ele deveria tornar-se no teu aliado devido ao grande número de benefícios que traz à pele. A niacinamida é uma vitamina solúvel em álcool e em água que atua positivamente em inúmeros processos da pele e melhora a função da barreira epidérmica. Entre os seus benefícios, destacamos os seguintes: acalma a vermelhidão, reduz o acne, atua como antioxidante e é despigmentante, perfeito para a pele com manchas.

Este ingrediente ativo é especialmente recomendado para peles sensíveis com vermelhidão, manchas, acne ou rugas. Não deves, no entanto, usá-lo conjuntamente com a vitamina C e, se o fizeres, é preferível que apliques vitamina C de manhã e à noite. Assim, a mesma poderá ser introduzida na tua rotina diária de beleza sem problemas.

Matrixyl

É uma bomba-relógio para retardar a passagem do tempo! O ingrediente ativo perfeito para “pés-de-galinha” e linhas de expressão.O ideal é aplicá-lo de manhã e à noite antes do creme hidratante.

Este ingrediente ativo pode quase duplicar a quantidade de proteína de colagénio e, assim, proporcionar elasticidade à pele e minimizar os efeitos da passagem do tempo. Temos a certeza de que já quiseste muitas vezes ter uma bomba-relógio para isso, especialmente quando começas a notar alguns sinais de envelhecimento na pele … aqui tens o ingrediente ativo perfeito!

Vitamina C

É um must absoluto em cuidados da pele e da saúde! Previne e melhora os sinais visíveis do envelhecimento prematuro. A vitamina C é um antioxidante eficaz que proporciona luminosidade à pele e reduz o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

Atenção! A vitamina C não deve ser combinada com a niacinamida, pois poderá irritar ou tornar a pele vermelha. Isso não significa que não as possas usar em diferentes rotinas cosméticas. Por exemplo, poderás aplicar vitamina C de manhã devido ao seu efeito antioxidante e niacinamida à noite. Outra opção é alternar estes cosméticos durante alguns dias.

Ácido Salicílico

Tratamento minimizador de poros. Combate o aparecimento de pontos negros e de imperfeições. A sua textura costuma ser geralmente ligeira e aquosa, perfeita para misturar com qualquer sérum/creme ou para aplicação direta no rosto limpo e seco. Este ingrediente ativo tem propriedades calmantes na pele com acne, uma vez que esfolia e regenera.

Como incorporá-lo na tua rotina de beleza? Podes usá-lo apenas à noite ou de manhã e à noite, independentemente da idade que tiveres, mas tem cuidado! Se o utilizares diariamente, evita a exposição ao sol e usa protetor solar. O seu uso não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam a amamentar. Às vezes, pode causar irritação, secura ou descamação da pele.

 Ácido Hialurónico

Com este princípio, podemos retardar o envelhecimento da pele exteriormente, mas também interiormente. É perfeito para combinar com cremes diários de dia e de noite, pois ajuda a preencher os espaços entre as fibras de colagénio com líquido, reduz e preenche as rugas, proporcionando brilho à pele.

O principal benefício do ácido hialurónico é sua capacidade de reter milhares de vezes o seu peso em água. Além disso, se a tua pele está a pedir-te mais hidratação, esse é, sem dúvida, o ácido adequado. Esse ativo terá um efeito incrível no teu tratamento.

Um princípio ativo para cada necessidade

Já falámos dos vários tipos de pele, sim! Mas a cosmética vai muito além disso, porque não se trata de encontrar um produto ou ingrediente ativo para cada tipo de pele, mas sim para cada necessidade. A tua pele e a de outra pessoa podem ser as mesmas devido às suas características, mas as vossas necessidades também podem ser totalmente diferentes. Aprende a perceber os seus sinais e cuida dela como merece. Estamos aqui para ajudar-te!

Até breve #mifarmalovers.

Reme Navarro Escrivá

Farmacêutica e Nutricionista. Licenciada em Farmácia na Universidade de Valencia no ano 2007, Licenciada em Nutrição na mesma universidade em 2009. Dedicada ao mundo da saúde e da farmácia há mais de 15 anos. De reunião em reunião, na Atida eu escrevo este blog sobre temas que considero interessantes para a saúde e cuidado pessoal.

0 comentários

Deixa o teu comentário

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *