O stress está relacionado com a queda de cabelo?

,
stress queda cabelo

Tendo em conta o ritmo de vida atual que levamos e a situação que vivemos neste últimos meses, é muito fácil chegar a sofrer períodos de stress. O nosso organismo, perante esta situação, reage de muitas maneiras, de entre elas, destaca-se a queda capilar. Gostarias de saber como combater a queda originada pelo stress? Continua a ler esta publicação! 

O stress está relacionado com a queda de cabelo? 

Durante momentos das nossas vidas e ainda mais tendo em conta a crise sanitária na qual todos estivemos envolvidos de uma forma ou de outra, é muito fácil sofrer episódios de stress. Este é frequentemente provocado por obrigações da vida profissional ou também por questões pessoais, doenças ou traumas.

Perante esta situação de stress, o nosso organismo deteta um estímulo ameaçante e produz uma resposta hormonal. Podemos padecer de alguns sintomas físicos como surtos de acne, dores de cabeça frequentes, insónias ou um dos sintomas mais comuns, a queda capilar. 

Três tipos de queda de cabelo

Os folículos pilosos são a zona da pele onde crescem os cabelos e onde se encontra cada um deles. 

Ao produzir-se uma situação de nervosismo permanente, e segundo o estado em que se encontram alterados os folículos pilosos, podem originar-se três tipos de perda de cabelo:

  • Eflúvio telogénico: o stress provoca grandes quantidades de folículos que entram em fase de descanso. Consequentemente, se nos pentearmos ou secarmos o cabelo, podemos notar como o mesmo se encontra mais fraco do que o normal e, portanto, que cai.
  • Tricotilomania: acontece quando é a própria pessoa que tem o impulso de arrancar o cabelo do couro cabeludo ou outras zonas do corpo onde se verifique presença de pelos.  Este tipo de reação é incontrolável, é consequência de sensações negativas como o stress, o aborrecimento ou a frustração.
  • Alopécia areata: neste caso, é o nosso sistema imunitário que ataca os folículos capilares devido a uma situação de stress grave, o que provoca a queda de cabelo.

Como combater a queda de cabelo?

A Biotina é uma vitamina B muito utilizada para combater a queda de cabelo. Existem tratamentos específicos para a queda e a saúde do cabelo, que ajudam a fortalecer o interior da raiz do cabelo graças aos nutrientes como extrato de milho, L-Cistina, biotina e vitamina B5. Estes ingredientes reconstruem a estrutura do cabelo, fortalecem-no, favorecem a sua regeneração e crescimento, nutrem o cabelo e proporcionam volume.

Priorín dispõe de um tratamento em cápsulas para manter o cabelo saudável, sem queda, com volume e brilho. Seja qual for o tipo de queda de cabelo que tenhas, este tratamento capilar ajudar-te-á a combatê-la. A sua fórmula com biotina nutre a raiz do cabelo desde o interior,  proporcionando-lhe mais força, brilho e volume.

Além disso, e na hora de escolher o tratamento, não te esqueças de que as situações de stress que provocam queda de cabelo não têm de ser permanentes e que existem outras opções que nos ajudarão a travá-las como:

  • Dormir o suficiente;
  • Realizar mudanças no nosso estilo de vida;
  • Dedicar tempo a fazer o que mais gostamos;
  • Ter uma alimentação equilibrada, entre outras coisas.

Tudo isto pode ajudar-nos a controlar o nosso stress e, consequentemente, contribuir para a saúde do nosso cabelo.

Reme Navarro Escrivá

Farmacêutica e Nutricionista. Licenciada em Farmácia na Universidade de Valencia no ano 2007, Licenciada em Nutrição na mesma universidade em 2009. Dedicada ao mundo da saúde e da farmácia há mais de 15 anos. De reunião em reunião, na Atida eu escrevo este blog sobre temas que considero interessantes para a saúde e cuidado pessoal.

0 comentários

Deixa o teu comentário

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *