Óculos de sol para os mais pequenos, sim ou não? 

,
oculos sol criancas

Com o verão à porta e o bom tempo da primavera, temos de aproveitar e proteger-nos bem do sol. Já sabemos que é muito importante proteger a nossa pele durante os dias mais soalheiros, mas não devemos esquecer-nos de proteger os nossos olhos. Isso não se aplica apenas aos adultos, mas também aos mais pequenos.

Diferenças entre radiação UVB e UVA

Primeiramente, queremos explicar-te em que consiste a radiação solar e como pode afetar os nossos olhos. A radiação solar mede-se pelo comprimento de onda: entre esse comprimento, encontram-se os infravermelhos, a luz visível e, a mais importante, a radiação ultravioleta (UV). A UV pode dividir-se em ultravioleta A (UVA), B (UVB) e C (UVC). Por sorte, esta última não chega a atingir a Terra.  Por conseguinte, tanto a radiação UVA como UVB podem produzir certos efeitos nocivos nos olhos:

  • Radiação UVB: quando chega ao olho, a radiação é absorvida pela córnea. Se a exposição à radiação for intensa, esta pode provocar fotoceratite, ou seja, comichão ocular e sensação de corpo estranho no olho. Além disso, uma exposição prolongada também pode originar cataratas, que originariam dificuldade na visão.
  • Radiação UVA: tem efeitos semelhantes à radiação UVB. Além disso, está relacionada com a degeneração macular, uma doença associada à idade que pode originar cegueira.

Que efeitos nocivos podem estas radiações provocar nas crianças?

Os olhos dos mais pequenos são mais susceptíveis aos efeitos nocivos na retina causados pela radiação UV. Isto deve-se principalmente ao facto de o seu cristalino ser basicamente transparente até chegar aos 10 anos. Por sua vez, os seus olhos também filtram menos luz. Portanto, a radiação UV pode penetrar mais facilmente.

Ao longo da nossa vida, cerca de 80% da radiação que se expõe nos olhos é produzida antes dos 18 anos. Assim sendo, as crianças podem chegar a receber três vezes mais radiação comparativamente com os adultos.

Não proteger corretamente os olhos do teu pequenino poderá provocar-lhe certos problemas no futuro:

  • Fotoceratite: inflamação da córnea devido a uma longa exposição à radiação UVA e UVB. Provoca uma sensação de areia no olho, visão turva, dor e sensibilidade à luz.
  • Problemas na retina: a radiação solar pode provocar retinopatia ou degeneração macular (DMAE), o que pode levar a uma perda da visão.
  • Cataratas: perda de transparência no cristalino.
  • Pterígio: O crescimento de um tecido que começa no globo ocular e alcança a córnea. Provoca sensação de corpo estranho, irritação, problemas de visão e olhos vermelhos.

Devemos proteger os olhos da radiação solar?

Se a tua ideia é expores-te ao sol durante um longo período de tempo, tanto tu como o teu pequenino deverão proteger os olhos do sol.

Os nossos olhos recebem a máxima radiação solar durante as horas após o amanhecer, quando os raios solares estão paralelos ao solo. O nosso corpo foi concebido para este tipo de situações, por isso, temos pestanas e sobrancelhas. Mas isso não significa que não devamos ter todas as precauções. Por esse mesmo motivo, utilizar chapéus ajuda a proteger-nos, mas utilizar óculos de sol garante uma proteção completa.

Óculos de sol para crianças

Para garantir que o teu pequenino não sofra com a radiação solar, o melhor é que use óculos de sol. Os óculos de sol devem ter filtros que bloqueiem a radiação solar e não são quaisquer óculos de sol que servem. Na hora de comprar óculos de sol, o recomendado é ter em atenção a categoria do filtro.

Existem várias categorias de filtros nos óculos de sol. Devemos utilizar óculos de sol que tenham uma categoria de, pelo menos, 3, mas o mais recomendado seria 4.

A categoria 4 garante o bloqueio de, pelo menos, 90% da radiação solar. Este tipo de categoria é muito comum em óculos de sol para atividades de praia ou de montanha. É muito importante ter em atenção as etiquetas dos óculos. Muitos fabricantes indicam que protegem do sol, mas não mencionam a categoria.

Por outro lado, os óculos de sol de categoria 3 também são indicados para atividades curtas como dar um passeio ou ir às compras com o teu pequenino.

Se a tua ideia é fazeres um bom investimento em óculos de sol, o mais recomendado seria comprares uns de categoria 4. Assim, poderás realizar qualquer atividade com o teu pequenino sem preocupações.

Destacamos que esta informação também é válida para adultos, no entanto, algo importante a ter em atenção é que os óculos de sol de categoria 4 não se devem utilizar na hora da condução. Estes óculos são bastante escuros e podem limitar a visão. 

Em Mifarma, dispomos de várias variedades de óculos de sol para crianças. Visto que o sol está mais presente na primavera e verão, este é o melhor momento para proteger os olhos dos mais pequeninos. Não nos devemos esquecer de que não devemos apenas proteger os olhos das crianças do sol, como também devemos proteger a sua pele. Por esse mesmo motivo, Mifarma também te revela quais os 4 melhores protetores solares para crianças.  

Gostaríamos de saber a tua opinião: como proteges os teus pequeninos das radiações solares? Conta-nos tudo nos comentários.

Reme Navarro Escrivá

Farmacêutica e Nutricionista. Licenciada em Farmácia na Universidade de Valencia no ano 2007, Licenciada em Nutrição na mesma universidade em 2009. Dedicada ao mundo da saúde e da farmácia há mais de 15 anos. De reunião em reunião, na Atida eu escrevo este blog sobre temas que considero interessantes para a saúde e cuidado pessoal.

0 comentários

Deixa o teu comentário

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *