Como evitar irritações na pele devido ao uso de máscaras

,
maquilhagem-mascaras

As máscaras protetoras já fazem parte do nosso quotidiano e tudo aponta que teremos de usá-las durante os próximos meses. Dada esta situação, existem algumas dúvidas sobre como combinar este elemento de proteção com a nossa rotina habitual de beleza e cuidados faciais.

As máscaras reduzem a transpiração, algo que pode causar alterações na pele, como vermelhidão ou espinhas devido ao suor. Para que uso continuado das máscaras não provoque efeitos negativos na pele, a Mifarma sugere que tenha em conta três fatores.

Antes de mais, é importante ressaltar que devemos preparar a pele, limpando-a bem antes de aplicar qualquer hidratante facial. Esta limpeza deve ser feita com produtos que não sequem a pele. Recomendamos o gel de limpeza Cerave, que limpa e hidrata, respeitando a barreira protetora da pele.

Passos para preparar a pele e utilizar máscara

1. Proteja-se do vírus… mas também do sol

As máscaras não protegem dos efeitos nocivos dos raios UV. Por isso, nas primeiras saídas, deve-se aplicar uma adequada proteção solar. A nossa pele está muito mais sensível, por falta de exposição solar durante este alerta sanitário. Por isso, qualquer que seja o seu fototipo recomendamos a escolha de uma proteção alta (SPF50) nestes primeiros dias de saída de confinamento.

– O PROTETOR SOLAR SPF50 TROPICANIA é o aliado perfeito graças à sua fotoproteção alta. Pensado para todos os tipos de pele e com uma textura fresca, deixa a pele matificada e sem brilhos.

– O BIODERMA PHOTODERM AR SPF50+ é também um produto recomendado devido à sua rápida absorção. E ainda, previne e retarda o envelhecimento celular.

As orelhas podem ser uma das zonas que mais sofrem, agora que somos forçados a usar as máscaras diariamente. Neste caso, é importante adicionar algumas gotas de óleo ao hidratante porque dará mais força. Um exemplo o ÓLEO BIO RICINÍO 100% puro.

2. Hidratação máxima para reduzir a irritação

Se tem a pele sensível, a fricção continuada nas maçãs do rosto, queixo e nariz podem causar pequenas irritações. Para evitar que isto aconteça, é necessário ter uma atenção especial à hidratação do rosto. Existem loções que, devido à sua fórmula, podem acalmar a pele enquanto a hidratam. Se não for suficiente, pode aplicar vaselina nas áreas de maior atrito.

– O importante é ter sempre um bálsamo reparador à mão, o CICAPLAST BAUME B5 DA LA ROCHE POSAY, favorece a recuperação da pele sensível após irritações e alterações epidérmicas.

– E como pomada, o REPARADOR EUCERIN AQUAPHOR que é indicado para acelerar a regeneração da pele muito seca, danificada ou irritada. A sua fórmula sem água, à base de parafina, cria uma barreira que protege a pele e mantém a área húmida, acelerando assim a sua regeneração.

Para finalizar e completar o ciclo de hidratação, o uso de uma máscara noturna hidratante que proporcionará frescura e irá acalma a pele. Para ese caso, a MÁSCARA DE ÁGUA NOTURNA URIAGE, ajuda a reconstruir a barreira protetora da pele e mantém um nível ideal de hidratação, proporcionando uma pele descansada, fresca, hidratada, com flexibilidade e macia ao acordar.

3. Diz “não” à maquilhagem

A maquilhagem não é incompatível com o uso da máscara, mas não é recomendada, pois poderá causar manchas.

– Idealmente, pode-se substituir por um filtro solar com pigmentação, como o ISDIN 50 FUSION FLUID COLOR.

– No caso de querer continuar a usar maquilhagem, sugere-se que seja fluida e não em pó, como por exemplo a base com textura líquida ISDIN CEUTICS SKIN DROPS SAND, que proporciona um acabamento natural ao longo de todo o dia.

Hoje em dia, devido ao ambiente seco das nossas casas, a nossa pele pode estar mais sensível, por isso devemos adaptar os produtos para proteger a pele e evitar espinhas e vermelhidão.

Reme Navarro Escrivá

Farmacêutica e Nutricionista. Licenciada em Farmácia na Universidade de Valencia no ano 2007, Licenciada em Nutrição na mesma universidade em 2009. Dedicada ao mundo da saúde e da farmácia há mais de 15 anos. De reunião em reunião, na Atida eu escrevo este blog sobre temas que considero interessantes para a saúde e cuidado pessoal.

0 comentários

Deixa o teu comentário

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *