O QUE FAZER SE TENHO DE SAIR À RUA DURANTE O CONFINAMENTO? MEDIDAS E CONSELHOS

confinamento medidas conselhos

 

Após termos alcançado, segundo alguns peritos, o pico do coronavírus, encontramo-nos, cada vez mais perto do fim das medidas de confinamento. Aos poucos, voltaremos faseadamente e cautelosamente às nossas vidas normais. Mas como nos devemos preparar para tal? 

A última notícia por parte do Governo é que a volta à normalidade será um processo lento, que iniciará a partir do próximo do dia 2 de maio. O que significa isto? Que poderemos ir saindo, com muita precaução, dos nossos lares.

No entanto, não existem, ainda, medidas de prevenção oficiais por parte do Governo, mas vários organismos internacionais, tais como a Organização Mundial de Saúde (OMS), propuseram várias medidas de segurança às quais todos devemos estar atentos.

O QUE DEVEREMOS CUMPRIR NO INÍCIO DO DESCONFINAMENTO? VÁLIDO TANTO PARA CRIANÇAS COMO PARA ADULTOS 

A OMS já indicou algumas recomendações para que o desconfinamento se faça de forma faseada, de forma a evitar outra vaga causada pelo coronavírus. confinamento medidas conselhos covid

A mais importante é que país possa assegurar que a transmissão do vírus esteja controlada e isso apenas se conseguirá testando a população.

Os sistemas de saúde devem estar disponíveis para toda a população e não saturados. 

Os surtos em lares devem estar ser vigiados por perto.

É necessário implementar medidas de prevenção em espaços de trânsito de muitas pessoas, como as universidades.

Os casos de aparecimento de vírus devem ser controlados. 

A sociedade deve estar consciente e ser responsável perante a situação.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E HIGIENE

Voltar à normalidade que conhecíamos antes da Covid-19 será um processo bastante longo. Por esse mesmo motivo, é muito importante respeitar as medidas de prevenção que serão impostas pelo Governo. Por enquanto, essas medidas ainda não foram oficialmente comunicadas, mas devemos continuar a manter as nossas rotinas de quarentena relativas à prevenção e à higiene. E se te estás a questionar quais são essas medidas, destacamos o distanciamento social, ou seja, mantermos um mínimo de 2 metros de distância com outras pessoas. O Governo também aconselha o uso de luvas e máscaras quando saímos de casa, bem como o uso de gel desinfetante.

Por último, é também muito importante lavar as mãos regularmente, principalmente ao sair e ao entrar em casa e ao tocar em objetos que foram comprados em supermercados, como a comida e a bebida. Nos seguintes pontos, indicamos-te algumas recomendações para fazer antes, durante e ao voltar à casa assim que o confinamento terminar. Relembramos-te que deverás também respeitar sempre as futuras medidas indicadas pelo Governo.

O QUE FAZER ANTES DE SAIR DE CASA?

Em primeiro lugar, recomenda-se que apanhes o cabelo, caso seja comprido, para evitar tocar na cara e vestir roupa de manga comprida. Como referimos anteriormente, também é necessário lavar bem as mãos e utilizar gel desinfetante antes de sair de casa. Por último, também é recomendado colocar luvas e máscara momentos antes de sair de casa. Já há alguns supermercados a oferecer este tipo de proteção, no entanto, é aconselhável que tenhas as tuas próprias luvas.

O QUE FAZER QUANDO ESTIVERMOS FORA?

Se sairmos à rua, é muito importante continuar a manter a distância de segurança. Se nos cruzarmos com mais pessoas, esta distância tem de ser de um mínimo de dois metros. É importante recorrer aos transportes públicos só em caso de extrema necessidade. O recomendado é ir a pé até ao lugar pretendido ou, caso não seja possível, ir de bicicleta ou patins, pois são os meios de transporte mais seguros para evitar qualquer contágio.

Caso espirres, cobre-te com o cotovelo e não com as mãos. No caso de utilizares um lenço, utiliza-o apenas uma vez e deita-o imediatamente no caixote do lixo.

Outra coisa que deverias levar contigo quando sais de casa é um frasco de gel desinfetante, para que, cada vez que toques em algo, como um produto de supermercado por exemplo, o possas utilizar para desinfetar as mãos. No supermercado, é recomendado pagar com cartão e evitar estar em contacto com notas e moedas. No caso de pagares em numerário, deverás utilizar desinfetante nas mãos, como também desinfetar o troco.

Caso saias para passear o teu cão, fica muito atent@ para que ele não se encoste a nenhuma superfície, O mesmo deverá acontecer se estiveres a passear com o teu filho, assegura-te de que ele toque em nenhum objeto, nem se encoste a nenhuma superfície.

Por último, e não menos importante, nunca toques na cara sem teres primeiro lavado as mãos. 

O QUE FAZER AO VOLTAR PARA CASA?

Outro pergunta à qual te vamos responder é a seguinte: o que deves fazer quando chegares à casa? É muito simples:

– Em primeiro lugar, não deves tocar em nada que estiver em casa até que tenhas lavado as mãos com água e sabão ou gel desinfetante;

– O passo seguinte é tirar os sapatos e limpá-los também com gel desinfetante. Outros objetos que deveríamos também desinfetar são o telemóvel, a carteira, as chaves, etc, ou seja, qualquer objeto que tenha estado em contacto com o exterior deve ser desinfetado. Caso tenhas ido ao supermercado, desinfeta todas as tuas compras;

– Uma vez realizados estes passos, poderás retirar as luvas, mas sempre com o máximo cuidado e deitá-los num caixote do lixo;

– Por último, poderás retirar a máscara. Não te esqueças de que se a máscara for de utilização única, deverás deitá-la fora também, uma vez que não a poderás voltar a usar na tua próxima saída. 

Caso o motivo da tua saída tenha sido passear o teu animal de estimação, é recomendável lavar-lhe bem as patas com água e sabão antes de entrar em casa. É extremamente importante não utilizares gel desinfectante nos cães, pois poderá queimar gravemente as suas “almofadinhas”.

Aqui ficam as nossas recomendações para que a tua saída durante ou após o confinamento seja o mais seguro possível! Até breve, #mifarmalovers.

Reme Navarro Escrivá

Farmacêutica e Nutricionista. Licenciada em Farmácia na Universidade de Valencia no ano 2007, Licenciada em Nutrição na mesma universidade em 2009. Dedicada ao mundo da saúde e da farmácia há mais de 15 anos. De reunião em reunião, na Atida eu escrevo este blog sobre temas que considero interessantes para a saúde e cuidado pessoal.

0 comentários

Deixa o teu comentário

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *