QUAIS SÃO AS ALERGIAS TÍPICAS DO OUTONO?

,
alergias de outono

alergias de outono

O outono chegou … E com ele as alergias temidas voltam a aparecer. Nesta época do ano, o pólen, mofo e outros fungos são muito frequentes e desencadeiam sintomas como congestão, obstrução e prurido nasal, lacrimejamento ou espirro. Mas esses sintomas são evitáveis. Você quer saber como? Neste post, mostramos tudo o que você precisa saber sobre as alergias típicas do outono.

PORQUE AS ALERGIAS AUMENTAM NO OUTONO? 

O outono é o período de polinização de algumas plantas, e isso, somado à chegada do frio, aumenta o risco de sofrer diferentes reações alérgicas. Rinite alérgica e até asma são algumas dessas reações.

Em geral, a chegada do outono traz consigo a queda de temperatura e, portanto, um maior uso do aquecedor nas residências. A ventilação mais baixa, juntamente com o aumento da umidade do ambiente, cria a situação perfeita para a proliferação de ácaros.

É por isso que é necessário tomar todas as precauções que podem ser tomadas para evitar que os sintomas da alergia no outono que nos deixam loucos.

Antes de tudo, vamos explicar quais são as alergias mais comuns desta temporada:

RINITE ALÉRGICA

Começamos com rinite alérgica. É uma reação das membranas da mucosa do nariz que às vezes pode ser acompanhada por sintomas asmáticos. Surge da exposição a certos alérgenos, como poeira ou pólen. Alguns de seus sintomas são congestão nasal, olhos lacrimejantes, tosse e espirros e fadiga, entre outros.

 

ASMA ALÉRGICA

A asma alérgica também é causada pela exposição a alérgenos, como ácaros, pólens, fungos ou alimentos. Este é o tipo mais frequente de asma. Alguns de seus sintomas são aperto no peito, tosse persistente e dificuldade respiratória.

ALERGIAS ALIMENTARES

Alergias alimentares geralmente ocorrem principalmente entre os mais jovens, principalmente se forem à cantina da escola. Alimentar-se longe de casa aumenta a probabilidade de exposição a alérgenos alimentares.

DERMATITE ATÓPICA

No caso da dermatite atópica, o outono não deve piorar os sintomas, mas é verdade que a vida na cidade, o uso de lã e o mesmo frio são fatores que podem fazer com que a dermatite se manifeste de forma mais aguda.

 

ALERGIAS A ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Da mesma forma que no caso de ácaros e fungos, a diminuição das temperaturas nos faz ficar mais tempo em casa e, portanto, é mais provável que apareçam alergias aos epitélios desses animais.

CONSELHOS PARA PREVENIR AS ALERGIAS TÍPICAS DO OUTONO

Agora, vamos falar sobre como reduzir os sintomas da alergia e até evitar possíveis ataques de asma durante o outono. É essencial reduzir a quantidade de ácaros e mofo em casa, além de evitar gastar muito tempo em áreas com árvores de folha caduca e plantas que polinizam nesta temporada.

Portanto, aconselhamos lavar os lençóis e a cobrir uma vez por semana com água quente e secá-los adequadamente antes de guardá-los e usá-los. Além disso, você deve limpar o colchão superficialmente uma vez ao mês e cobri-lo com um revestimento especial anti-ácaro. Você também deve aspirar os tapetes com frequência e ventilar adequadamente todos os cómodos e permitir que o sol entre o máximo possível, para que a umidade diminua, que é o principal fator de concentração de alérgenos.

Outra dica para enfrentar as alergias típicas do outono, é evitar o acúmulo de folhas secas no jardim e fora de casa. Não se esqueça de verificar e substituir os filtros de aquecimento e ar condicionado para evitar o bombeamento de ar acompanhado de pólen e ácaros.

Reme Navarro Escrivá

Farmacêutica e Nutricionista. Licenciada em Farmácia na Universidade de Valencia no ano 2007, Licenciada em Nutrição na mesma universidade em 2009. Dedicada ao mundo da saúde e da farmácia há mais de 15 anos. De reunião em reunião, na Atida eu escrevo este blog sobre temas que considero interessantes para a saúde e cuidado pessoal.

0 comentários

Deixa o teu comentário

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *