DESPORTO E CRIANÇAS: COMO MOTIVÁ-LAS E QUAIS ALIMENTOS DEVEM CONSUMIR

desporto e crianças

Atualmente, o número de criaças afetadas pela obesidade cresce consctantemente e é um problema bastante grave no âmbito da saúde. As razões são muito diversas, desde fatores económicos até nossos hábitos de vida e alimentação. Uma das mais decisivas é a crescente tendência ao estilo de vida sedentário, que está se desenvolvendo cada vez mais cedo. Portanto, é cada vez mais necessário abordar o tema sobre desporto e crianças.

Pode-se combater a tendência à obesidade por meio da educação e também motivando hábitos como brincadeiras livres ou a prática de alguma atividade desportiva em nossos filhos. É quando surgem certas dúvidas sobre quando começar, quais desportos escolher e com que frequência praticá-los, principalmente para que não se torne um sacrifício para nossos filhos e que eles acabem por deixá-lo. Neste artigo, falaremos sobre desporto e crianças, como motivá-los e quais alimentos eles devem comer.

QUAL DESPORTO ESCOLHER CONFORME A IDADE DE SEUS FILHOS?

Entre as idades de 3 e 5, recomenda-se que o tempo de exercício não exceda 3 ou 4 horas por semana. O desporto estrela nesta fase inicial é, sem dúvida a natação. Ao praticá-la, eles desenvolverão coordenação, resistência e disciplina; e sendo um desporto tão pouco prejudicial, você pode até prever a hora de começar a praticá-lo. Existem cursos para bebés nos quais eles já começam a se familiarizar com a água e com os exercícios nela.

Entre 5 e 7 anos, as crianças devem praticar vários esportes com facilidade e fluência, para que possam perceber qual deles mais gostam ou se sentirem mais confortáveis ​​em praticá-los. Uma boa idéia seria alternar esportes individuais, como artes marciais, ginástica esportiva ou natação, com outros praticados em equipe, como futebol ou handebol.

É essencial para o seu desenvolvimento psicológico que a prática desses desportos não envolva pressão extra para eles, com a necessidade de obter bons resultados nas competições ou que seu desempenho esteja aumentando. Para eles, deve ser simplesmente um jogo para se relacionar e se divertir.

A partir dos 8 ou 9 anos de idade, é um bom momento para praticar desportos que desenvolvem algumas de suas habilidades, desde que seja o desporto de que mais gostem e não implique em punição para que pratiquem.

Um desporto que tornou-se moda nos últimos anos e cuja prática cresce diariamente entre os mais jovens é o triatlo, que combina três esportes em um: natação, ciclismo e corrida, o que o torna uma das atividades desportivas mais completas e divertidas: de 10 a 12 anos é o momento ideal para aprimorar sua flexibilidade, força, resistência e controlo do seu corpo.

Nesta fase, você também pode ver se, para a criança, é um entretenimento simples ou se deseja levá-lo com mais seriedade e disciplina, com o objetivo de melhorar e competir.

COMO MOTIVÁ-LAS A PRATICAR DESPORTO?

Opinamos que, a chave para seus filhos praticarem qualquer desporto ou atividade física é que isso não venha a tornar-se para eles uma obrigação, nem uma pressão sobre a forma ou o desempenho com o qual eles praticam.

Uma boa idéia é escolher desportos, especialmente nas idades mais precoces, que podem ser praticados em família. Com isso, eles não apenas se sentirão muito mais integrados, como também verão em você uma figura a ser imitada e seguida ao enfrentar dificuldades e desafios.

Os desportos coletivos são altamente recomendados porque praticá-los desenvolverá sua capacidade de socialização, companheirismo e aceitação. Uma das coisas que mais custa para uma criança assimilar é o fato de que ela nem sempre pode vencer e nem sempre consegue tudo o que deseja.

ALIMENTAÇÃO PARA CRIANÇAS QUE PRATICAM DESPORTO

Quando uma criança pratica desportos, gasta muita energia, o que significa que eles precisam de comida adequada, o que lhes permite recuperá-la. Na dieta das crianças, não podem faltar frutas e legumes que, entre muitas outras coisas, contêm vitamina C e os ajudarão no crescimento dos dentes e no desenvolvimento de ossos e cartilagens.

A ingestão de proteínas e carboidratos também é essencial. Aconselhamos o consumo de 2 porções de carne, peixe e ovos em sua dieta semanal; e de cereais que lhes trarão pão, arroz ou macarrão.

Você também não deve esquecer que eles devem beber bastante água, para uma boa hidratação antes, durante e depois do desporto é muito importante.

É NECESSÁRIO TOMAR SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS PARA FAZER DESPORTO?

Não é estritamente necessário que nossos filhos tomem suplementos. Podemos pensar que, para evitar a perda de micronutrientes, é aconselhável tomar suplementos vitamínicos para praticar desportos. No entanto, não temos evidências médicas para recomendá-lo.

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Somente em caso de perda significativa de vitaminas ou minerais, é aconselhável recorrer a esses tipos de suplementos. E lembramos que, com uma dieta saudável e equilibrada, é suficiente para obter os nutrientes necessários para enfrentar as atividades desportivas e as atividades diárias.

Uma excepção pode ser crianças que seguem uma dieta pobre ou vegetariana. Nesse caso, eles devem consultar seu especialista para saber se devem tomar algum suplemento multivitamínico e mineral de baixa dose.

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Reme Navarro

Reme Navarro Escrivá

Farmacêutica e Nutricionista. Licenciada em Farmácia pela Universidade de Valência no ano de 2007, Licenciada em Nutrição na mesma universidade em 2009. Dedicada ao mundo da saúde e da farmácia há mais de 15 anos. Entre reunião e reunião em Mifarma, escrevo este blog sobre os temas que considero interessantes para a saúde e o cuidado pessoal.

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