Conselhos para aliviar os sintomas da ressaca

,
aliviar os sintomas da ressaca
Quem nunca sofreu essa sensação pesada e desagradável que provoca uma ressaca? A noite passa de uma maneira maravilhosa, divertida, boa companhia e um evento agradável que não faz você pensar sobre a ressaca que você terá no dia seguinte. No momento em que você acorda de manhã com sintomas como enxaqueca, dor de estômago e uma sensação horrível de mal-estar, uma das primeiras coisas que vem à mente é que será a última vez que você beberá álcool e vai à uma festa em toda a sua vida. Afirmação de que você e eu sabemos que é muito difícil de se cumprir.Portanto, acreditamos que é muito mais prático conhecer e realizar uma série de dicas sobre como aliviar os sintomas da ressaca.

Por que tenemos resaca?

O álcool tem um ingrediente ativo, conhecido como etanol, que não é natural para o seu corpo. Quando ingerimos níveis muito altos, isso causará certos efeitos. Seu cérebro será a primeira vítima deste excesso de etanol, os neurônios trabalharão muito mais devagar e isso causará enxaquecas e uma sensação de peso em sua cabeça.

O efeito diurético do álcool causará uma importante desidratação, o etanol bloqueará a liberação do hormônio que faz com que seu corpo absorva a quantidade de água necessária. As conseqüências serão tontura, cansaço e sensação de exaustão.

Por não ter fluidos suficientes para o seu corpo se recuperar, ocorre oxidação parcial do etanol. Seu fígado produzirá acetaldeído e os efeitos que soam seguros para você: náusea, vômito e dores de cabeça agudas. Os sintomas e a intensidade da ressaca não dependerão apenas da quantidade de álcool ingerida.

As mulheres têm uma maior sensibilidade ao consumo abusivo de álcool. À medida que nos tornamos mais velhos, nossa capacidade de assimilação diminui consideravelmente, assim como a resistência a seus efeitos.

Também não devemos esquecer que cada pessoa é um mundo e terá uma resposta diferente e sofrerá efeitos diferentes durante uma ressaca. Existem fatores como o tempo em que foi consumido e a comida que foi ingerida para acompanhá-lo.

Como aliviar os sintomas da ressaca?

Embora não haja uma receita milagrosa para eliminar os sintomas causados por uma ressaca, essas dicas e remédios naturais ajudarão você a aliviar seus sintomas:

A duração de uma ressaca é geralmente de 24 horas, durante esse tempo tente descansar e durma o suficiente; sua atenção, reflexos e resistência física serão bastante limitados.

Mantenha-se hidratado durante todo o dia, especialmente bebendo muita água. É aconselhável mudar o café para uma infusão.

Não faça refeições muito abundantes ou coma alimentos muito gordurosos. Você deve cuidar do seu fígado e da vesícula biliar durante essas horas, sem fazê-los trabalhar muito. Aconselhamos comidas cozidas ou grelhadas.

É muito benéfico comer vegetais como alcachofra, escarola, brócolos ou endívia. Aproveite o caldo que é obtido, fervendo-os para hidratar. Também recomendamos o consumo de frutas como maçãs assadas, compotas e sucos de frutas e smoothies misturados com vegetais, que ajudarão a repor os nutrientes.

Para reduzir o desconforto, os suplementos de vitamina B1, B6, B12 e vitamina C podem ser benéficos, embora não tenha sido demonstrado que combatam diretamente a ressaca.

-Existem remédios caseiros, na forma de infusão, para aliviar sintomas como dor de cabeça ou náusea. Você pode tentar leite de cardo, dente de leão para beneficiar o fígado e infusões de anis verde ou erva-cidreira para reduzir a dor de estômago.

 

Os duches com água morna também aliviarão o mal-estar geral e panos molhados em água fria na testa acalmarão sua dor de cabeça.

Em Mifarma também queremos colocar o nosso grão de areia nas dicas de como aliviar a ressaca, apresentando um produto que pode ser muito útil: os comprimidos mastigáveis Resalim. Este produto contém vitaminas B1 e B6 e irá ajudá-lo a metabolizar bebidas e alimentos.

 

No entanto, para concluir, podemos dizer que, para evitar a ressaca, a melhor opção é não exagerar com o álcool. E, se for tarde demais, embora haja alimentos que possam ajudar a melhorar a situação (aspargos, gengibre ou ovos), você precisa saber que não há remédio mágico para isso.

Como já dissemos, o efeito da ressaca dura no máximo um dia e depois retorna ao normal sem grandes conseqüências.

Reme Navarro Escrivá

Farmacêutica e Nutricionista. Licenciada em Farmácia na Universidade de Valencia no ano 2007, Licenciada em Nutrição na mesma universidade em 2009. Dedicada ao mundo da saúde e da farmácia há mais de 15 anos. De reunião em reunião, na Atida eu escrevo este blog sobre temas que considero interessantes para a saúde e cuidado pessoal.

0 comentários

Deixa o teu comentário

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *