COMO SABER SE VOCÊ TEM CÓLON IRRITÁVEL

,
colon irritavel

A síndrome do intestino irritável tem tornado-se um dos diagnósticos mais comuns nas consultas sobre saúde digestiva. Este distúrbio afeta o funcionamento do intestino grosso. O facto de ter sintomas comuns com outras patologias digestivas e que afecta de forma muito diferente cada pessoa torna muito difícil especificar as causas que podem causá-la e, claro, uma cura definitiva para este problema. Mesmo assim, tem havido inúmeros estudos que fornecem alguma luz e ajudam os pacientes a reduzir e controlar seus sintomas.

Em Atida tua parafarmácia de confiança,  estamos preocupados com a sua saúde e bem-estar, por isso queremos partilhar contigo as evidências e conclusões desses estudos, para que você possa conhecer os sintomas, causas e tratamentos do cólon irritável.

CAUSAS

Atualmente ainda não se pode afirmar com certeza qualquer causa que gera essa doença, no que a maioria dos médicos e pesquisadores concordaram é na relação das alterações da sensibilidade digestiva com fatores psicológicos como estresse e ansiedade . Embora outras alterações que poderiam causar também foram propostas: intolerâncias alimentares, genética, alterações hormonais, gastroenterite …

SINTOMAS

Dor abdominal. Geralmente é difusa,  localizada na parte inferior do abdome e do tipo cólica, opressiva ou pungente; não costuma ter uma intensidade muito grande e permite dormir e descansar, embora possa ser muito irritante; fica aliviado após a defecação. Geralmente está relacionado com a ingestão de um determinado alimento.

Alterações do ritmo intestinal. É o aparecimento de constipação, diarréia ou a alternância de ambos.

Distensão abdominal ou inchaço. Eles são produzidos pelo excesso de gás e podem ser acompanhados por vômitos e queimaduras no peito (azia)

– Outros sintomas comuns podem ser evacuação incompleta e muco nas fezes.

Sangramento retal.

DIAGNÓSTICO

Hoje não há teste que possa diagnosticar o intestino irritável de forma segura e definitiva. Portanto, em vista dos sintomas mencionados no parágrafo anterior, o médico digestivo tentará descartar outras doenças. O médico fará isso por meio de exames físicos e testes de intolerância, como glúten ou lactose.

Quando estas doenças foram descartadas, é de costume seguir um destes critérios para o diagnóstico:

CRITÉRIOS DE ROMA

Se a dor ou o desconforto abdominal durar pelo menos 1 dia por semana, nos últimos 3 meses, e estiver associada à alteração na freqüência de evacuações e consistência nas fezes, pode ser diagnosticada.

CRITÉRIOS DE MANNING

Eles são baseados em alívio após a defecação, de fazê-lo com um movimento incompleto do intestino ou muco e alterações na consistência das fezes. Se você sofre desses sintomas, aumenta o risco de sofrer de cólon ou síndrome do intestino irritável.

PREVENÇÃO

Evidentemente, uma melhoria nos hábitos alimentares irá prevenir e melhorar os sintomas do intestino irritável. Aconselhamos que suas refeições sejam ricas em proteínas e fibras e com baixo teor de gordura.

Você deve moderar a ingestão de alimentos que causam o acúmulo de gases, como legumes, repolho ou bebidas alcoólicas, café… Para ter certeza de que você vai cumprir a restrição destes alimentos, é fácil se seguir as diretrizes estabelecidas pela dieta mediterrânea.

Também é muito benéfico beber entre um litro e meio e dois litros de água por dia; evitando, assim, situações de constipação e facilitando o trânsito do bolo alimentar.

Outras orientações que podem prevenir ou reduzir esses problemas são tentar comer e fazer movimentos intestinais, todos os dias, ao mesmo tempo, assim como praticar esportes regularmente.

Evite o tabaco

Queremos apresentar a você vários dos produtos em que confiamos para melhorar esses desconfortos e, portanto, seu bem-estar:

 

KIJIMEA CÓLON IRRITÁVEL

 

É um produto sanitário composto pela linhagem de Bifidobacteria B e bifidum MIMBb75 que ajuda a prevenir a síndrome do intestino irritável. O Kijimea Irritable Colon não contém conservantes, sabores artificiais, adoçantes, lactose ou glúten e é também uma solução ideal para pacientes com diabetes.

COLILEN IBS INTESTINO IRRITÁVEL ABOCA

 

Um produto inovador de saúde na batalha contra a síndrome do intestino irritável. Graças ao seu mecanismo de proteção, o Colilen IBS reduz gradualmente os distúrbios intestinais e, dependendo da intensidade do distúrbio, recomenda-se prolongar o tratamento de 2 a 6 semanas e repeti-lo antes do possível reaparecimento dos primeiros sintomas.

Lembre-se que, além do tratamento, deve prestar atenção às medidas higiênico-dietéticas. De fato, se você for capaz de seguir essas medidas preventivas, elas provavelmente serão suficientes para controlar a doença. Dito de outra forma, a dieta é fundamental para controlar os sintomas da SII, sem o uso de drogas.

 

Reme Navarro Escrivá

Farmacêutica e Nutricionista. Licenciada em Farmácia na Universidade de Valencia no ano 2007, Licenciada em Nutrição na mesma universidade em 2009. Dedicada ao mundo da saúde e da farmácia há mais de 15 anos. De reunião em reunião, na Atida eu escrevo este blog sobre temas que considero interessantes para a saúde e cuidado pessoal.

0 comentários

Deixa o teu comentário

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *