COMO COMEÇAR A PRATICAR DESPORTO A PARTIR DOS 50 ANOS

atividade fisica depois dos 50

Apesar do que você pode imaginar, 50 anos é uma idade tão boa quanto qualquer outra para começar a praticar desporto. A prova disso é que você pode encontrar homens e mulheres em plena maturidade e até mesmo em idade de aposentadoria, que praticam rotinas intensas em academias ou que correm a bom ritmo no parque. O desporto e o exercício físico são investimentos em saúde e qualidade de vida.

Em Atida, sabemos perfeitamente e também queremos incentivá-la a fazê-lo de maneira segura e agradável, evitando ferimentos desnecessários que prejudicam ou interrompem a sua evolução.

CONSELHOS E RESPOSTAS PARA COMEÇAR A PRATICAR DESPORTO A PARTIR DOS 50

A primeira coisa que aconselhamos, se caso você não pratica desporto há muito tempo ou nunca o fez, é consultar seu médico de confiança para verificar seu estado geral de saúde e aconselhá-lo sobre os tipos de exercícios físicos que você pode fazer. Comece com uma prática moderada para que seu corpo esteja acostumado com o requisito físico e energético ao qual você irá expô-lo. Faça nas condições, nos lugares e com o material certo para o desporto que você escolheu. Estes são alguns dos que recomendamos:

CAMINHAR

Tem muitas vantagens. A prática não envolve nenhum custo, pode ser feita em praticamente qualquer lugar e não requer preparação física prévia. Idealmente, faça isso todos os dias por pelo menos uma hora. Mas se você conseguir caminhar por meia hora, também pode ser o suficiente.

NATAÇÃO

É um dos esportes mais completos, em geral para pessoas de qualquer idade. E, para os idosos em particular, é um esporte em que o risco de lesão é mínimo. Para praticá-lo você só terá que se aproximar de uma piscina coberta durante o inverno e com o bom tempo, você pode nadar no mar ou em qualquer piscina exterior.

DANÇAR

É uma das atividades com mais força, pois pode trazer muitos benefícios e não apenas físicos, já que forçará você a sair de casa, organizar a ocasião e se tornará uma grande oportunidade de socializar e conhecer pessoas. É essencial importante exercitar-se fisicamente, mentalmente e emocionalmente.

YOGA

Praticando yoga também irá ajudá-lo a manter um equilíbrio pessoal e emocional, uma mente saudável… De acordo com estudos recentes, a partir dos 50 anos, os maiores benefícios físicos são encontrados em exercícios de resistência. A principal razão é a perda progressiva de massa muscular e o acúmulo de gordura. Alguns exemplos desses exercícios são as flexões, o peso do próprio corpo ou os pesos. Além disso, isto fortalecerá seus braços e seu corpo em geral, protegendo-o de possíveis quedas e doenças.

BENEFÍCIOS PARA SEU CORPO E SUA MENTE

Se você pratica algum tipo de desporto ou exercício físico durante o dia você terá vários benefícios e se sentirá melhor fisicamente e mentalmente:

– Diminui o estresse que sente no seu dia-a-dia

– Evita, em grande medida, o aparecimento de problemas cardiovasculares.

-Você vai aumentar significativamente a sua resistência ao exercício e sua força.

-Desenvolvimento e tonificação de todos os grupos musculares e sua elasticidade.

-Desenvolvimento da coordenação e equilíbrio.

-Diminui o risco de sofrer de osteoporose.

-Minimiza os efeitos da menopausa.

-Melhora a qualidade do seu descanso e do seu sono.

-Melhorará o seu humor e a sua capacidade de enfrentar as dificuldades que encontramos diariamente.

Além disso, recomendamos alguns suplementos vitamínicos e minerais que serão óptimos para complementar essa esforço físico e recuperar a energia que você precisa depois dos 50 anos:

 

Explora o nosso amplo catálogo de produtos que encontrarás na tua parafarmácia de confiança e farmácia online.

Reme Navarro Escrivá

Farmacêutica e Nutricionista. Licenciada em Farmácia na Universidade de Valencia no ano 2007, Licenciada em Nutrição na mesma universidade em 2009. Dedicada ao mundo da saúde e da farmácia há mais de 15 anos. De reunião em reunião, na Atida eu escrevo este blog sobre temas que considero interessantes para a saúde e cuidado pessoal.

0 comentários

Deixa o teu comentário

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *